Deputados e especialistas debatem políticas oceânicas em seminário na Câmara dos Deputados em busca de sustentabilidade ambiental dos oceanos




Deputados e especialistas debatem políticas oceânicas na Câmara dos Deputados

22/08/2024 – 19:19

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Deputados e especialistas debateram, na Câmara, as políticas oceânicas

Ambientalistas levantaram a bandeira do fortalecimento das políticas oceânicas, tanto em âmbito nacional quanto internacional, durante um seminário realizado na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (22). O evento, organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista, teve como objetivo promover a interação entre ciência, política e sociedade civil, com foco na sustentabilidade ambiental dos oceanos e zonas costeiras.

As recomendações discutidas serão apresentadas ao Grupo de Oceanos do G20, atualmente presidido pelo Brasil, visando influenciar as futuras decisões das maiores economias do mundo. O coordenador da frente, deputado Nilto Tatto (PT-SP), ressaltou a importância desse engajamento internacional.

Em contexto nacional, Letícia Camargo, secretária executiva do Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar), destacou a necessidade de priorizar a aprovação do projeto de lei que cria a Política Nacional para a Gestão Integrada, a Conservação e o Uso Sustentável do Sistema Costeiro-Marinho.

O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) também teve sua fala destacada, enfatizando a importância de discutir legislações mais responsáveis em relação ao uso sustentável do ecossistema marinho, em meio aos desafios impostos pela crise climática.

O evento também revelou dados preocupantes sobre a morte de corais devido ao aquecimento global, ressaltando a urgência de ações efetivas para preservar a biodiversidade marinha. Representantes da União Europeia e da África do Sul apresentaram modelos de governança marinha, enquanto a Conferência da ONU sobre os Oceanos, programada para 2025, busca avançar na criação de um painel internacional de sustentabilidade dos oceanos.

Além disso, o PainelMar listou projetos em destaque no Congresso, como a “Lei do Mar”, a regulação da economia circular do plástico e o reconhecimento dos territórios de comunidades tradicionais pesqueiras, entre outros.

O seminário também marcou o lançamento do “Monitor Oceano”, uma plataforma para monitorar o litoral brasileiro e alertar sobre os riscos da exploração de petróleo em alto mar. O cineasta sul-africano Craig Foster, vencedor do Oscar de melhor documentário de 2021, também participou do evento, lançando um novo curta-metragem em defesa da sustentabilidade dos oceanos.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Roberto Seabra


Sair da versão mobile