Danielle Moraes, assistente de pesquisa do Instituto Rio21
A economia do Rio de Janeiro apresentou um aumento no volume dos serviços no primeiro semestre de 2024, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo IBGE.
No acumulado do ano, houve um crescimento de 3,8%. Em julho, os serviços cresceram 1,4%, após quedas registradas em abril e maio. Apesar do resultado positivo, o Estado do Rio ficou abaixo da média nacional, que teve um aumento de 1,7%.
Em um período de 12 meses, de julho de 2023 a julho de 2024, o setor de serviços registrou um crescimento de 2,5% no Estado. Além disso, o turismo também apresentou um crescimento significativo, com um aumento de 10,9% na receita nominal das atividades turísticas e 3,4% no volume das atividades.
O Diretor de Pesquisa do Instituto Rio21, Philippe Guedon, apontou que o Rio de Janeiro tem se destacado como um polo de prestação de serviços, impulsionando a economia local diante da redução das indústrias na região. Os dados revelam a importância do setor de serviços como um dos principais motores da economia carioca.
Advertisement
