Rio de Janeiro atinge máxima histórica de população empregada, com redução significativa na taxa de desemprego em três anos.







Rio de Janeiro atinge máxima histórica de população empregada

Rio de Janeiro atinge patamar recorde de ocupação no mercado de trabalho

O Rio de Janeiro alcançou um marco significativo no mercado de trabalho, com 3,4 milhões de pessoas atualmente ocupadas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE). Esse número representa a máxima histórica de população ocupada na cidade, incluindo tanto trabalhadores formais quanto informais.

Nos últimos três anos, quase meio milhão de cariocas (428,7 mil) encontraram uma ocupação. Somente no último ano, entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, 129,5 mil pessoas conseguiram emprego, representando 30,2% dos novos postos de trabalho criados nesse período.

Além do aumento da população ocupada, o Rio de Janeiro registrou uma redução significativa na taxa de desemprego. No segundo trimestre de 2024, a taxa foi de 8,5%, uma queda de 7,1 pontos percentuais (p.p.) em três anos. Isso significa que 234 mil cariocas deixaram de estar desempregados desde 2021. No último ano, a redução da taxa de desemprego foi de 1,1 p.p..

O período também foi marcado por uma redução na vulnerabilidade no mercado de trabalho. Entre o segundo trimestre de 2021 e o segundo trimestre de 2024, 217,4 mil cariocas saíram de situações de desemprego, desalento, indisponibilidade ou subocupação, mostrando uma recuperação significativa no mercado de trabalho da cidade.

Esses números refletem uma tendência positiva no mercado de trabalho carioca, com mais pessoas encontrando oportunidades e menos enfrentando o desemprego, marcando uma fase de recuperação econômica e social no Rio de Janeiro.

Por João Silva, Diário do Rio de Janeiro


Sair da versão mobile