Austrália aprova plano para maior complexo solar do mundo, capaz de abastecer três milhões de residências e exportar energia para Singapura







Projeto de Energia Solar Aprovado na Austrália

Projeto de Energia Solar Aprovado na Austrália

O governo da Austrália deu sinal verde, nesta quarta-feira (21), para a construção do que será considerado o “maior complexo solar do mundo”. A empresa SunCable obteve as licenças ambientais para desenvolver o projeto avaliado em US$ 24 bilhões (R$ 131 bilhões), localizado no norte do país.

A ministra do Meio Ambiente, Tanya Plibersek, anunciou que a central de energia solar fornecerá eletricidade suficiente para abastecer três milhões de residências e terá inclusive um cabo de ligação com Singapura para a venda de eletricidade.

Com uma capacidade instalada de 4 GW por hora destinada ao consumo doméstico e mais 2 GW para exportação, o complexo ocupará uma extensão de 12 mil hectares na região ensolarada do Território do Norte. O projeto conta com o apoio do magnata australiano Mike Cannon-Brookes, do setor de tecnologia e ativista ambiental.

O CEO da SunCable, Cameron Garnsworthy, classificou a aprovação como um marco importante, mas ressaltou que ainda são necessárias outras autorizações, como as da autoridade do mercado energético de Singapura e do governo da Indonésia, além do suporte das comunidades aborígenes locais.

Potencial em Energia Limpa

A conscientização ambiental tem crescido na Austrália, que enfrenta cada vez mais evidências das mudanças climáticas, como ondas de calor, incêndios e inundações. Mesmo sendo uma grande exportadora de gás e carvão, o país busca agora investir mais em energias renováveis para reduzir sua pegada de carbono.

O projeto da SunCable é visto como uma oportunidade para impulsionar as energias renováveis no país, com a promessa de criar mais de 14 mil novos empregos na região norte da Austrália. Especialistas ressaltam que a transição para fontes limpas de energia é crucial para atingir a neutralidade de carbono até 2050.


Sair da versão mobile