Rio de Janeiro enfrenta onda de calor intensa, com previsão de mudança no tempo apenas na sexta-feira (23) após máxima de 36,3ºC.

O Rio de Janeiro tem enfrentado dias de intenso calor, com temperaturas que chegaram a atingir 36,3ºC na segunda-feira (19), segundo informações do Sistema Alerta Rio. Esse cenário deve se manter ao longo da semana até a chegada de uma frente fria prevista para sexta-feira (23). O aumento do calor na cidade é resultado da atuação de um sistema de alta pressão.

Para os próximos dias, a previsão é de que o tempo seja influenciado pela chegada de ventos úmidos do oceano, o que deve aumentar a nebulosidade, sem previsão de chuvas. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 32ºC nesta terça-feira (20) e na quarta-feira (21). Na quinta-feira (22), a máxima poderá chegar a 34ºC, com céu parcialmente nublado a claro.

Porém, na sexta-feira (23), a chegada de uma frente fria no oceano deve provocar mudanças no tempo, com previsão de máxima de 35ºC durante o dia e aumento de nebulosidade à noite. O Corpo de Bombeiros emitiu orientações de segurança para os banhistas devido ao calor, sugerindo que procurem locais próximos a postos de guarda-vidas, respeitem as bandeiras de sinalização na praia e evitem consumir bebidas alcoólicas antes de entrar no mar.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, no último domingo (18) foram realizados 1.141 salvamentos marítimos em todo o estado, com destaque para as praias do Rio de Janeiro, que registraram 1.016 resgates. O Grupamento Marítimo tem enfrentado dificuldades devido às condições do mar, com ondas e valas, e reforça a importância de acionar os guarda-vidas em caso de afogamento, ao invés de realizar o salvamento por conta própria.

Diante desse cenário, a população deve estar atenta às recomendações de segurança para evitar acidentes e respeitar as instruções dos órgãos competentes. O calor intenso e as condições do mar exigem cuidados redobrados para garantir a segurança de todos os banhistas.

Sair da versão mobile