Na última sexta-feira (17), uma tragédia chocou a pequena cidade de Collepasso, na Itália, quando um jovem de apenas 23 anos perdeu a vida após ser picado por uma aranha-violinista (Loxosceles reclusa). Giuseppe Russo foi atacado enquanto trabalhava no campo, sendo picado na perna direita no dia 13 de julho.
– LEIA MAIS: Idoso tenta eliminar aranhas com lança-chamas e incendeia própria casa
De acordo com fontes médicas, após a picada, Russo inicialmente pensou ter sido atacado por um simples mosquito. No entanto, a ferida se agravou rapidamente, resultando em uma intensa dor, abscessos e, por fim, necrose na perna. Mesmo após ser internado no hospital de Bari, os médicos não conseguiram reverter o quadro e o jovem veio a óbito em decorrência de choque séptico e falência múltipla de órgãos.
A aranha-violinista, cujo nome científico é Loxosceles reclusa, é uma espécie perigosa nativa dos Estados Unidos. Com cerca de 9 milímetros de comprimento, pernas longas e uma marca em forma de violino em seu corpo, essa aranha pode representar riscos à saúde humana.
Com hábitos noturnos, a aranha-violinista costuma habitar locais quentes e secos, como pedras, troncos mortos e rachaduras em paredes. Em áreas urbanizadas, ela pode ser encontrada em telhas, tijolos e até mesmo debaixo de móveis. Sua presença pode passar despercebida, já que constrói teias irregulares e não é facilmente identificada.
Siga o TNOnline no Google News