Eleições 2024: Convocação de Mesários e Apoio Logístico
O Tribunal Superior Eleitoral finalizou o prazo para os juízes realizarem a publicação dos editais com os nomes dos eleitores convocados para trabalhar como mesários ou dar apoio logístico nas eleições de 2024. É fundamental que os eleitores maiores de 18 anos verifiquem se foram chamados para participar desse importante processo democrático.
Os cartórios eleitorais utilizaram diversos meios para fazer as convocações, como carta, email ou aplicativos de mensagens instantâneas. No entanto, caso haja dúvidas, o eleitor pode entrar em contato com o cartório eleitoral no qual está inscrito ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico de seu estado para conferir a convocação.
O portal da Justiça Eleitoral disponibiliza a relação dos tribunais regionais por estado, facilitando o acesso dos eleitores às informações necessárias.
No dia da votação, os mesários desempenham funções essenciais, como a identificação dos eleitores, a coleta de assinaturas ou biometrias e a entrega do comprovante de votação. Além disso, registram em ata as ocorrências e controlam a movimentação de pessoas no local de votação.
O presidente da mesa receptora de votos tem a responsabilidade de manter a ordem do local, esclarecer dúvidas e, se necessário, utilizar a força pública para garantir a segurança. Ele também deve nomear eleitores em caso de ausência de mesários e comunicar eventuais problemas ao juiz eleitoral.
Além dos mesários, outros eleitores convocados colaboram com a organização do pleito, oferecendo apoio logístico e verificando a integridade das urnas eletrônicas.
O segundo turno, nas cidades onde houver, está agendado para o dia 27 de outubro. A eleição definirá prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios, mobilizando milhões de eleitores em todo o país.
Os mesários convocados têm direito a benefícios, como folgas proporcionais ao tempo de convocação, utilização da atividade como critério de desempate em concursos públicos e reconhecimento como atividade extracurricular em universidades parceiras da Justiça Eleitoral.