Museu Olímpico será inaugurado na Barra da Tijuca
No dia 20 de agosto, o prefeito Eduardo Paes formalizou a criação do tão aguardado Museu Olímpico. Localizado no Velódromo da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro, o museu contará a história das Olimpíadas, com foco nos Jogos de 2016 realizados na cidade.
O espaço interativo incluirá áreas dedicadas a diferentes modalidades esportivas, como esportes aquáticos, terrestres, de campo e de tatame. Além disso, o Museu Olímpico terá um destaque especial para atletas brasileiros e figuras marcantes dos Jogos no Rio, como Usain Bolt e Michael Phelps.
As obras de reforma do Velódromo e de museografia estão estimadas em R$ 60 milhões. Inicialmente, a prefeitura havia anunciado a inauguração para agosto de 2024, em comemoração aos oito anos dos Jogos Olímpicos na cidade, mas a data exata ainda não foi confirmada.
O museu estará localizado no mezanino do Velódromo, no 3º andar do Parque Olímpico, e terá um formato oval, para permitir que os visitantes circulem pelo espaço de forma contínua. Para a construção do acervo e das obras interativas, a Secretaria de Esportes realizou duas licitações.
Com a chancela do Comitê Olímpico Internacional, o Museu Olímpico promete ser um importante legado dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e oferecerá aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a história do maior evento esportivo do mundo.