Publicação falsa tenta ligar PT ao Comando Vermelho em comício no Complexo do Alemão durante eleições de 2022 no Rio de Janeiro.






Artigo Jornalístico

Publicação enganosa sobre comício no Complexo do Alemão

Recentemente, uma publicação disseminada pelas redes sociais alega que um vídeo de um comício no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, seria uma manifestação conjunta entre o CV (Comando Vermelho) e o PT em apoio ao candidato Eduardo Paes (PSD) na corrida pela prefeitura da capital fluminense nas eleições deste ano. No entanto, após uma investigação mais aprofundada, fica claro que essa informação não condiz com a realidade.

As imagens retratam, na verdade, um comício da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), datado de 12 de outubro de 2022. Lula fez uma visita ao Complexo do Alemão durante as eleições daquele ano, participando de uma motociata em seu apoio na estrada do Itararé. É importante ressaltar que o comício de Lula foi amplamente divulgado pela mídia na época.

O vídeo original, disponível no Canal Click 1 no YouTube, apresenta uma resolução melhor do que aquela utilizada no vídeo investigado. É possível identificar nas bandeiras vermelhas os nomes de Lula e de Geraldo Alckmin (PSB), seu vice. Não são visualizadas bandeiras do Comando Vermelho, como sugerido na legenda da postagem. Além disso, o áudio original da gravação revela pessoas entoando apoio a Lula, como o homem que menciona que “Itararé tomado, todo mundo fazendo o L”.

O vídeo investigado, por sua vez, apresenta uma baixa resolução das imagens, tática comum de desinformadores, e inclui áudios sobrepostos de pessoas expressando preocupações infundadas. Uma mulher afirma que, caso Lula vença, será necessário deixar o Rio de Janeiro, insinuando um aumento da criminalidade. Essas declarações são seguidas por comentários relacionados a Jair Bolsonaro e às eleições federais.

Outro áudio no vídeo em questão mostra um homem dizendo que foi obrigado a ir ao comício no Complexo do Alemão por causa do apoio do prefeito do Rio de Janeiro a Lula, acrescentando que está preocupado com a suposta ligação entre Lula e o Comando Vermelho. Até o momento, a origem desses áudios não foi identificada.

Por que investigamos

O Comprova, em sua missão de monitorar conteúdos suspeitos nas redes sociais, esclarece que as informações contidas no vídeo analisado são enganosas e não condizem com os fatos reais. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão de verificação, entre em contato conosco pelos números disponíveis.

É importante sempre verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, a fim de combater a disseminação de notícias falsas e desinformativas.


Sair da versão mobile