Lituânia investirá mais de 1 bilhão de euros em nova base militar para dissuadir russos e proteger sua população.






Lituânia investe mais de 1 bilhão de euros para desenvolver base militar

O investimento da Lituânia em sua base militar

O chefe de Defesa da Lituânia, Raimundas Vaiksnoras, estimou que o país gastará mais de 1 bilhão de euros nos próximos três anos para desenvolver a base, em um dos maiores projetos de construção de sua história. Este investimento é considerado enorme para uma nação de 2,9 milhões de habitantes com uma economia de um décimo do tamanho da Alemanha, conforme declarado por Vaiksnoras durante a cerimônia de lançamento.

“A brigada funcionará como garantia para nossa população e como dissuasão, para afastar os russos”, acrescentou o chefe de Defesa.

Infraestrutura da base militar

A base em Rudninkai, próxima à capital Vilnius e a apenas 20 km de Belarus, aliada da Rússia, acomodará até 4.000 soldados, estoques e manutenção para tanques e outros equipamentos, além de campos de tiro de todos os tamanhos. Cerca de mil outros terceirizados civis e militares alemães serão enviados para outras instalações na Lituânia.

No entanto, apenas cerca de um quinto dos prédios do complexo em Rudninkai foram licitados para construção, o que gera temores de que ele não ficará pronto a tempo.


Sair da versão mobile