A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) contará com um novo comando. Foi eleito, nesta segunda-feira (19), para um mandato de quatro anos, o empresário Luiz Césio Caetano, de 74 anos. Luiz Césio atua na indústria fluminense há 50 anos. Ele é o atual 1º vice-presidente da Firjan e, desde 2023, é também diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O empresário assumirá a presidência da instituição e do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), juntamente com as novas diretorias eleitas, no dia 14 de outubro. O seu mandato dura até 2028.
O presidente eleito ressaltou que a Firjan, há anos, não é mais uma instituição de relevância região, mas sim nacional, dada a sua credibilidade construída por meio dos temas que trata e estuda.
“São 29 anos atuando aqui na Firjan. E o que observo ao longo desses anos é que a instituição se tornou muito mais relevante e os desafios cresceram muito. A federação há muito extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro e é conhecida no país todo. É uma instituição com renome e que é demandada pela credibilidade dos temas que trata e estuda. É uma honra e uma grande responsabilidade manter a federação nesse lugar de relevância para a sociedade e de indutora de inovação para a nossa base industrial”, disse Luiz Césio Caetano, que agradeceu a confiança dos empresários nele depositada: “Isso é um sinal de que estamos no caminho certo para a construção de um ambiente de negócios mais favorável à indústria fluminense”.
Entre os trabalhos realizados pelo engenheiro mecânico na Firjan está a chefia do Grupo de Trabalho de Política Industrial, que elaborou a Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0, documento com políticas públicas voltados para o desenvolvimento do País. A Agenda foi entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB-SP), e a diversos ministros de estado.
Luiz Césio Caetano participou ainda sobre os debates sobre a Reforma Tributária e seus impactos na economia fluminense junto ao governador Claudio Castro (PL). Ele também liderou o grupo que desenvolveu o projeto Firjan PEQ – Firjan da Pequena Empresa. Na CNI, Caetano ocupa ainda…

Em entrevista ao Projeto Memória da Indústria, da Firjan, Caetano lembrou do convite feito por Eduardo Gouvêa para que ele compusesse os quadros da diretoria da entidade, onde começou a atuar em 1995, ao integrar o Conselho da Regional Leste Fluminense, a partir da associação da Sal Cisne ao CIRJ. Em 1997, Luiz Césio, ingressou no Conselho Superior de Representantes da federação como presidente do Sindicato de Refino e Moagem de Sal (Sindisal).
“Logo no início dos anos 2000, o Eduardo Eugenio (presidente da Firjan) me convidou para compor a diretoria e comecei como diretor suplente. Ao longo dos anos, fui passando a diretor, diretor secretário, diretor tesoureiro, e cheguei a vice-presidente. Passei por todas as instâncias que um dirigente industrial pode passar. E fui cada dia me engajando mais na defesa de ações em prol do desenvolvimento da indústria da Região dos Lagos, da salineira e das empresas de todo o estado do Rio de Janeiro”, contou Caetano.
Luiz Césio Caetano é diretor corporativo e acionista da Sal Cisne, empresa a qual se dedica há mais de 40 anos. Ele também preside, desde 1997, o Sindisal. Em 2007, o executivo foi condecorado com a Medalha do Mérito Industrial. De 2016 a 2020, presidiu o Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da Firjan, além de ter exercido a presidência do Conselho Regional no Leste Fluminense, em Niterói, de 2005 até 2021.