Alerta do senador Paulo Paim sobre deterioração da saúde mental entre jovens brasileiros e audiência pública marcada para debater o tema.

O senador Paulo Paim (PT-RS) fez um alerta preocupante em seu pronunciamento nesta segunda-feira (19) sobre a saúde mental dos jovens brasileiros. Ele anunciou a realização de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) no próximo dia 22 para discutir esse tema tão importante.

De acordo com dados da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), ligada ao SUS, houve um aumento alarmante nos casos de ansiedade entre jovens no Brasil. O índice de transtornos de ansiedade entre crianças e adolescentes ultrapassou, pela primeira vez, o registrado em adultos no país. Em 2023, a taxa de jovens de 10 a 14 anos atendidos por ansiedade foi de 125,8 a cada 100 mil, enquanto entre adolescentes foi de 157 a cada 100 mil. Em contraste, a taxa de adultos acima de 20 anos foi de 112 a cada 100 mil.

Paulo Paim destacou que os problemas de saúde mental começaram a piorar a partir dos anos 2000, atribuindo essa deterioração ao maior acesso à informação via internet, à popularização de smartphones com câmeras frontais, e ao crescimento das redes sociais e dos jogos online.

O senador também mencionou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, que apontam um aumento significativo nos casos de depressão em todas as faixas etárias entre 2013 e 2019. Na faixa etária de 18 a 21 anos, a taxa de depressão aumentou de 2,47% para 6,23%, um crescimento de 152%.

Diante desses números alarmantes, Paulo Paim fez um apelo por ações imediatas do Brasil para acelerar políticas públicas que possam lidar com essa crise silenciosa que afeta crianças e jovens, levando muitos à morte. Ele também comemorou a instalação do curso de medicina em São Gabriel, próximo à fronteira com o Uruguai, ressaltando a importância dessa iniciativa do Ministério da Educação para fixar médicos no interior do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile