Divulgação dos Cadernos de Provas e Gabaritos do CNU ocorrerá após as 20h deste domingo, confirmado pelo governo federal.




Resultado do CNU

Resultados do Concurso Nacional Unificado

Os cadernos de provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) serão divulgados após as 20h deste domingo (18), conforme informação do governo federal. Já o gabarito oficial sairá apenas no dia 20 (terça-feira). Importante frisar que se trata do gabarito preliminar, antes da análise de possíveis recursos. Os cadernos de provas e gabaritos oficiais poderão ser consultados na página oficial do concurso.

O calendário do Enem dos Concursos sofreu algumas alterações recentemente devido às eleições municipais, pois havia datas que coincidiam com o cronograma da seleção. O cartão-resposta de cada candidato será disponibilizado no dia 10 de setembro.

O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) destaca que os candidatos que aguardarem até os últimos 30 minutos de prova, na parte da manhã e da tarde, receberão uma folha para anotar suas respostas, em cada turno, e poderão levá-la para casa.

Os exames serão aplicados em 228 cidades do Brasil. São 6.640 vagas em 21 órgãos públicos e há 2,1 milhões de candidatos na maior seleção do tipo no país.

Além de conferir o calendário e saber todas as datas do cronograma, a recomendação é para que os candidatos imprimam o cartão de confirmação e levem-no no dia da prova, embora a impressão não seja obrigatória. Se for impresso, não pode haver rasuras no documento.

O cartão está disponível no site da Fundação Cesgranrio desde o dia 7 de agosto. Quem vai prestar o concurso pode visualizá-lo no site da seleção, na área do candidato. É possível acessá-lo neste link, com a senha do portal Gov.br.

Caso o cartão tenha erros, é possível pedir a correção. O ministério só não permite a mudança de cidade, pois o prazo para essa solicitação já acabou. Pedidos de alterações no documento devem ser feitos por meio do telefone 0800-701 2028.

Como serão as provas do Concurso Nacional Unificado?

As provas são divididas em dois turnos, de manhã e à tarde, e o candidato tem que usar como referência o horário de Brasília.

A parte da tarde será mais longa, porque é a parte das perguntas específicas, por bloco. “São dez perguntas por cada bloco, lembrando que o candidato tem que focar no que tem mais peso”, disse a ministra Esther Dweck, que brincou que estava dando dicas de concurseiro.

É uma prova mais longa à tarde. Ela pede para que os candidatos chequem de novo o edital e se concentrem nos conteúdos nos quais precisam fazer melhor pontuação.

É preciso levar documento de identificação e caneta preta transparente. O celular terá de ser mantido desligado e guardado no envelope que será distribuído pelos fiscais. Os candidatos devem levar água em garrafa transparente e lanches em embalagens fechadas.

O inscrito vai receber dois cartões de resposta, um para cada prova. Ele não pode anotar nada no papel a não ser as respostas das questões, e só poderá levar o cartão consigo se sair na última meia hora da prova.

O gabarito será divulgado dois dias depois, em 20 de agosto, mas os cadernos de prova serão publicados no domingo, 18, a partir das 20h.

Na parte da manhã, todas as pessoas fazem uma prova discursiva, específica por bloco, e uma objetiva, que é comum a todos os blocos. No bloco 8, que é o bloco de nível médio, terá uma redação e mais perguntas objetivas, que também são gerais.

Na parte da tarde, é a hora de fazer as perguntas específicas de cada bloco. Para quem presta vaga que exige nível superior, são cinco áreas de concentração, com dez perguntas para cada área temática.

Veja os horários das provas

Da manhã:

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Fim da aplicação: 11h30

Da tarde:

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Fim da aplicação: 18h (17h30 para os candidatos do bloco 8)

Confira o calendário atualizado do CNU

Eventos Data
Aplicação das provas objetivas e discursiva e divulgação dos cadernos de provas, às 20h 18 de agosto
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas 20 de agosto
Prazo para interposição de recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados 20 e 21 de agosto
Disponibilização da imagem do cartão-resposta 10 de setembro
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload) 8 de outubro
Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da prova discursiva 8 e 9 de outubro
Envio dos títulos 9 e 10 de outubro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) 17 de outubro
Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência 17 a 25 de outubro
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas 2 e 3 de novembro
Resultado preliminar da avaliação de títulos 4 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos 4 e 5 de novembro
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência 13 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência 13 e 14 de novembro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos 19 de novembro
Previsão de divulgação dos resultados finais 21 de novembro



Sair da versão mobile