Número de candidatos à prefeitura na região de Apucarana cai em 2022: são 84 concorrentes, 7 a menos que em 2020.

continua após publicidade

No cenário político da região de Apucarana, formada por 26 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), além de Arapongas, Sabáudia e Manoel Ribas, a disputa pelas prefeituras no pleito de 6 de outubro deste ano conta com 84 candidatos. Esses dados são resultado do sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), finalizados recentemente, que apontou uma diminuição de 7 concorrentes em relação às eleições de 2020.

-LEIA MAIS: Apucarana tem 162 candidatos a vereador; número é menor que em 2020

continua após publicidade

Dentre os candidatos, apenas 8 são mulheres, representando 9,5% das candidaturas majoritárias na região. Elas estão na corrida eleitoral pelo Poder Executivo em diversos municípios, como Apucarana, Arapuã, Bom Sucesso, Cambira, Marumbi, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. Além disso, outras 15 mulheres concorrem ao cargo de vice-prefeita em diferentes cidades.

Entre os 84 candidatos à Prefeitura, 13 buscam a reeleição. Os prefeitos de municípios como Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Ivaiporã, e outros, estão na disputa para permanecer no cargo.

continua após publicidade

Jandaia do Sul é a cidade da região com o maior número de candidatos à Prefeitura, com 7 concorrentes, seguida por Apucarana e outros municípios. Uma surpresa no pleito deste ano é Lunardelli, que possui apenas um candidato a prefeito.

Os partidos mais representados na disputa pela Prefeitura na região são o PSD, MDB e União Brasil. No total, são 1.929 candidatos a vereador distribuídos nos 29 municípios da região. Arapongas, por exemplo, conta com 244 candidatos disputando 15 vagas na Câmara Municipal.

Siga o TNOnline no Google News

Sair da versão mobile