No cenário político da região de Apucarana, formada por 26 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), além de Arapongas, Sabáudia e Manoel Ribas, a disputa pelas prefeituras no pleito de 6 de outubro deste ano conta com 84 candidatos. Esses dados são resultado do sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), finalizados recentemente, que apontou uma diminuição de 7 concorrentes em relação às eleições de 2020.
-LEIA MAIS: Apucarana tem 162 candidatos a vereador; número é menor que em 2020
Dentre os candidatos, apenas 8 são mulheres, representando 9,5% das candidaturas majoritárias na região. Elas estão na corrida eleitoral pelo Poder Executivo em diversos municípios, como Apucarana, Arapuã, Bom Sucesso, Cambira, Marumbi, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. Além disso, outras 15 mulheres concorrem ao cargo de vice-prefeita em diferentes cidades.
Entre os 84 candidatos à Prefeitura, 13 buscam a reeleição. Os prefeitos de municípios como Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Ivaiporã, e outros, estão na disputa para permanecer no cargo.
Jandaia do Sul é a cidade da região com o maior número de candidatos à Prefeitura, com 7 concorrentes, seguida por Apucarana e outros municípios. Uma surpresa no pleito deste ano é Lunardelli, que possui apenas um candidato a prefeito.
Os partidos mais representados na disputa pela Prefeitura na região são o PSD, MDB e União Brasil. No total, são 1.929 candidatos a vereador distribuídos nos 29 municípios da região. Arapongas, por exemplo, conta com 244 candidatos disputando 15 vagas na Câmara Municipal.