Laboratório Bavarian Nordic solicita ampliação de uso de vacina contra a mpox para adolescentes de 12 a 17 anos na Europa.




Notícia: Laboratório solicita ampliação de uso de vacina contra mpox para adolescentes

Laboratório solicita ampliação de uso de vacina contra mpox para adolescentes

No dia 16 de julho, o laboratório farmacêutico dinamarquês Bavarian Nordic, fabricante de uma vacina contra a mpox, anunciou uma importante novidade. A empresa solicitou à Agência Europeia de Medicamentos a autorização para ampliar o uso da vacina para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos.

De acordo com o comunicado divulgado pelo laboratório, os resultados intermediários de um estudo clínico demonstraram que as respostas imunológicas da vacina em adolescentes são tão eficazes quanto as observadas em adultos. Além disso, foi verificado um perfil de segurança semelhante ao registrado em pessoas mais velhas.

Nos Estados Unidos, durante a epidemia de mpox que ocorreu em 2022, a ‘Food and Drug Administration’ (FDA) já havia autorizado o uso emergencial da vacina em adolescentes. Essa decisão foi motivada pela necessidade de conter a propagação do vírus entre jovens, que também estavam sendo afetados pela doença.

A solicitação feita pela Bavarian Nordic à Agência Europeia de Medicamentos representa um passo importante no combate à mpox, permitindo que mais pessoas sejam imunizadas contra essa doença. Caso a autorização seja concedida, adolescentes de diversos países poderão ser vacinados, contribuindo para a proteção coletiva da população.


Sair da versão mobile