Enchente destrói residência, mas solidariedade familiar e apoio de amigos ajudam na reconstrução após dois meses de sofrimento.







Enchente em Canoas: Família Schwaab se recupera aos poucos

Enchente em Canoas: Família Schwaab se recupera aos poucos

No bairro de Mathias Velho, em Canoas, a vida da família Schwaab está aos poucos voltando ao normal depois da enchente que assolou a região. Lúcia dos Santos Schwaab, 62 anos, e Paulo Araí Schwaab, 66 anos, tiveram sua casa quase tomada pela água, mas conseguiram sobreviver graças à solidariedade de amigos e familiares.

Após dois meses da tragédia, a família pôde retornar para casa e se deparar com a difícil tarefa de limpar e reconstruir tudo o que havia sido perdido. A geladeira e o fogão foram os únicos utensílios que se salvaram da inundação que quase alcançou o forro da residência. “A casa estava pura lama”, relata Lúcia.

Com a ajuda de parentes, a cozinha já foi montada novamente, graças às doações recebidas. Diferente de muitas casas no bairro, a residência dos Schwaab não exibe montanhas de entulho na calçada, pois um amigo se prontificou a retirar toda a sujeira com um caminhão.

Porém, a recuperação do bairro de Mathias Velho ainda é um processo em andamento. Muitos estabelecimentos comerciais permanecem fechados, mas aos poucos vão reabrindo suas portas. O transporte público e a coleta de lixo foram retomados, porém o Hospital de Pronto Socorro de Canoas ainda não voltou a funcionar após a inundação.

Eduardo Schwaab, um dos filhos do casal, relata que a prefeitura disponibilizou uma tenda para atendimento de campanha no estacionamento do HPS e mais dois bairros, mas o serviço ainda é limitado. No entanto, 14 unidades de saúde continuam abertas em Canoas para atender a população.

Imagem: Desirée Ferreira


Sair da versão mobile