Presidente da Universidade de Columbia renuncia após polêmicas sobre manifestações pró-Palestina e aumento do antissemitismo no campus de Nova York






Renúncia da Presidente da Universidade de Columbia de Nova York

Minouche Shafik renuncia à presidência da Universidade de Columbia de Nova York

A renomada Universidade de Columbia de Nova York enfrenta um momento de turbulência com a renúncia de sua presidente, Minouche Shafik, nesta quarta-feira (14). Após meses de intensa pressão devido à sua condução das manifestações pró-Palestina e controvérsias sobre a gestão de um campus dividido, Shafik decidiu deixar o cargo.

O conselho de administração da instituição nomeou uma presidente interina para conduzir a universidade em meio a um cenário de protestos estudantis contra a guerra em Gaza e de polêmicas sobre o aumento do antissemitismo no país.

Minouche Shafik, que foi a primeira mulher a dirigir a Universidade de Columbia, se tornou a terceira dirigente nos Estados Unidos a deixar o cargo de reitora universitária devido a conflitos relacionados à guerra Israel-Hamas.

O impacto dessa renúncia na comunidade acadêmica e nos rumos da universidade ainda são incertos, mas é evidente que a situação requer cautela e diálogo para lidar com as questões em jogo.

Luciana Rosa correspondente da RFI em Nova York


Sair da versão mobile