Investigação revela possíveis falhas nos motores do avião antes da queda, aponta perito aeronáutico em entrevista exclusiva.




Investigação sobre acidente aéreo: especialista analisa possíveis causas

Investigação sobre acidente aéreo: especialista analisa possíveis causas

Nós temos aí uma linha de investigação muito importante. Será que houve perda da potência dos motores? Muitas pessoas têm trabalhado com a tese prevalente que houve formação de gelo, que pode ser, mas nunca descarto outras possibilidades. É claro que se houve formação de gelo suficiente para fazer com que a aeronave caísse, os pilotos iriam também acelerar a aeronave, isso é fato. O que as autoridades vão investigar é por que houve essa aceleração.
Daniel Kalanzas, perito aeronáutico

O especialista explica que, apesar de existir uma fiscalização, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) não consegue dar conta de 100% dos voos, pois o volume é muito alto.

Tem que haver uma disciplina consciente para que a segurança esteja nos segmentos dos protocolos previstos. Não sei se a ANAC fiscalizou, mas é uma verdade que a ANAC não tem condições de fiscalizar todos os aviões em todas as situações. Se isso ocorreu, ou não, a investigação vai apontar.

Isso não é uma omissão ou negligência da ANAC, mas diante do contexto nacional do número de aviões que nós temos, operação diárias, manutenção, a fiscalização não vai conseguir dar conta de tudo. Existe uma amostragem, mas ao meu ver é insuficiente para que se consiga 100% do ideal, mas não é o real.
Daniel Kalanzas, perito aeronáutico

Além disso, Daniel comenta sobre a probabilidade dos passageiros estarem conscientes no momento da queda e lamenta vazamento da gravação.

Alguns especialistas estão afirmando que as pessoas estavam sem vida antes do impacto com o solo. É uma coisa muito questionável. Eu entendo que nesse caso, as pessoas, tanto quanto os passageiros e a tripulação, estavam conscientes. E acredito também que os pilotos estavam tentando reverter a situação, se configurar que eles estavam conversando entre eles, só afirma minha tese.


Sair da versão mobile