Filha de ex-primeiro-ministro é indicada como candidata a chefe de governo na Tailândia em meio a crise política




Artigo: Filha de ex-primeiro-ministro é nomeada candidata a chefe de governo na Tailândia

Filha de ex-primeiro-ministro é nomeada candidata a chefe de governo na Tailândia

Nesta quinta-feira (15), a liderança do principal partido da coalizão no poder na Tailândia surpreendeu ao nomear Paetongtarn Shinawatra, filha de um ex-primeiro-ministro, como sua candidata a chefe de governo. A decisão foi tomada às vésperas da votação parlamentar que irá definir o sucessor da primeira-ministra destituída, Srettha Thavisin, pelo Tribunal Constitucional por violação do código de ética. A expectativa é de que o Parlamento nomeie o novo líder na sexta-feira.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral do partido em uma coletiva de imprensa realizada em Bangcoc. Sorawong Thienthong afirmou que a escolha por Paetongtarn Shinawatra foi unânime dentro da legenda. A decisão pode gerar controvérsias, já que a família Shinawatra é muito conhecida na política tailandesa, com os membros sendo alvo de polêmicas no passado.

Paetongtarn Shinawatra, que até então não havia manifestado interesse em assumir um cargo político de destaque, agora se prepara para enfrentar um grande desafio. Caso seja nomeada como chefe de governo, ela terá a missão de liderar o país em um momento delicado, com a economia afetada pela pandemia de COVID-19 e manifestações populares exigindo mudanças no sistema político tailandês.

A nomeação de Paetongtarn Shinawatra levanta questionamentos sobre possíveis influências externas na política do país e sobre a continuidade das políticas adotadas pelo governo anterior. Resta aguardar a votação parlamentar e acompanhar de perto os desdobramentos desta decisão inesperada.


Sair da versão mobile