Expansão da indústria no Rio de Janeiro: crescimento de 2,6% em junho impulsiona empregos e economia estadual.







Setor industrial fluminense em expansão

Imagem meramente ilustrativa do Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Sul Fluminense/ Foto: Divulgação

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verificou uma expansão de 2,6% na produção industrial do Estado do Rio de Janeiro em junho de 2024, frente ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o presidente da Rio Indústria, Sérgio Duarte, o avanço demostra o bom momento vivido pelo setor industrial fluminense, que também apresentou bons resultados no acumulado do primeiro semestre deste ano, e nos últimos 12 meses.

“Este avanço reafirma a tendência positiva que a indústria fluminense tem demonstrado ao longo do ano, com um acumulado de crescimento de 5,2% nos primeiros seis meses de 2024 e um impressionante aumento de 6% nos últimos 12 meses”, comentou Sérgio Duarte, como reproduziu o Diário do Vale.

A PIM verificou ainda que o desempenho da indústria fluminense, apesar dos percalços, segue estável e em expansão, impactando na geração de empregos e alavancando o crescimento econômico do Estado.

Segundo o levantamento, um dos setores industriais que mais se destacou foi indústria de transformação, especialmente nas atividades relacionada à produção de bens de capital e de consumo – maiores motores de emprego e desenvolvimento fluminense.

A indústria nacional, por seu turno, se mantém 2,8% acima do nível anterior à pandemia, com os índices de confiança empresarial elevados. De acordo com a Confederação Nacional de Indústria (CNI), em agosto de 2024, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) interrompeu uma sequência de recuos ao subir 1,6 ponto, fato que sinalizou uma recuperação na confiança do setor industrial brasileiro.


Sair da versão mobile