Comissão de Segurança Pública aprova projeto para inserir fotos de foragidos da Justiça em faturas de consumo em defesa das mulheres






Projeto de Lei sugere inclusão de fotos de foragidos da Justiça em faturas

15/08/2024 – 11:18

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Delegado Matheus Laiola propôs incluir a medida na Lei Maria da Penha

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga empresas prestadoras de serviços e concessionárias de água, luz, telefone e internet a inserir, nas faturas de consumo, as fotografias de foragidos da Justiça condenados definitivamente por crimes de violência contra a mulher.

O texto aprovado é o parecer do relator, deputado Delegado Matheus Laiola (União-PR), ao Projeto de Lei 1587/24, do deputado Marx Beltrão (PP-AL). O relator optou por inserir a medida na Lei Maria da Penha, que trata da violência doméstica e familiar contra a mulher. O texto original não fazia menção a essa norma.

“Estabelecemos o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o órgão responsável por fornecer as fotografias, centralizando essa ação”, acrescentou Matheus Laiola.

De acordo com a proposta, a publicação das fotografias fornecidas pelo CNJ deverá vir acompanhada dos dados necessários para informação aos órgãos competentes acerca dos foragidos da Justiça, garantido o sigilo do informante.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto também precisa ser aprovado no Senado Federal.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira


Sair da versão mobile