Beneficiários do PIS/Pasep nascidos em novembro e dezembro já podem sacar abono salarial de até um salário mínimo.




Beneficiários do PIS/Pasep podem sacar valores a partir de hoje

Beneficiários do PIS/Pasep podem sacar valores a partir de hoje

Os beneficiários do PIS/Pasep nascidos em novembro e dezembro podem sacar os valores a partir desta quinta-feira (15). O abono pode chegar a um salário mínimo, de R$ 1.412, e é calculado conforme o número de meses trabalhados no ano-base de pagamento de 2022.

Os valores são depositados diretamente na conta para os que são clientes da Caixa e do Banco do Brasil. Os demais devem fazer o saque nas agências ou caixas eletrônicos. O PIS é pago a trabalhador da iniciativa privada e o Pasep, a servidores públicos.

Os que não retirarem o dinheiro neste dia 15 poderão solicitar os valores até o dia 27 de dezembro deste ano. A mesma regra também se aplica para os nascidos entre janeiro e outubro, que já tiveram os saques liberados neste ano.

Abono salarial do PIS/Pasep foi liberado antecipadamente

O abono salarial do PIS/Pasep foi liberado antecipadamente, no dia 15 de maio, para os moradores do Rio Grande do Sul nascidos de julho a dezembro. O adiantamento permitiu o pagamento de 702 mil parcelas, no valor total de R$ 726,7 milhões, pertencentes aos trabalhadores da região afetados pelas fortes chuvas, de acordo com a Caixa. No resto do Brasil, o pagamento seguiu o calendário estipulado.

Parcelas adicionais do seguro-desemprego

O governo também determinou o pagamento de duas parcelas adicionais do seguro-desemprego a quem já recebia o benefício ou teve o pedido liberado antes de 5 de maio, quando a União reconheceu o estado de calamidade pública no estado. É preciso também ter sido demitido sem justa causa entre 1º de dezembro de 2023 e 5 de maio de 2024.

Calendário dos PIS/Pasep para agosto de 2024

Nascidos em Recebem no dia
Novembro e dezembro 15 de agosto

Os valores ficarão disponíveis até o dia 27 de dezembro de 2024.

Quem tem direito?

O trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, ano-base do pagamento, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Como é feito o pagamento do PIS?

O pagamento do PIS (Programa de Integração Social) é feito pela Caixa a trabalhadores da iniciativa privada que têm carteira assinada. O dinheiro é liberado automaticamente para quem é cliente do banco, conforme o mês de aniversário do trabalhador.

Como é feito o pagamento do Pasep?

O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago pelo Banco do Brasil a servidores que trabalharam no ano-base de 2022.

Como fazer a consulta para saber se vai receber o abono?

A consulta é feita por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br.



Sair da versão mobile