Atriz Gena Rowlands, conhecida pelo cinema independente, morre aos 94 anos após batalha contra Alzheimer, deixando legado de atuações marcantes.




Artigo sobre a atriz Gena Rowlands

Atriz Gena Rowlands morre aos 94 anos

A renomada atriz Gena Rowlands, indicada duas vezes ao Oscar e conhecida por sua colaboração cinematográfica com o cineasta John Cassavetes, faleceu nesta quarta-feira (14) aos 94 anos em sua casa na Califórnia. A causa da morte não foi divulgada, porém em junho deste ano seu filho Nick Cassavetes informou que ela estava lutando contra o Alzheimer há cinco anos.

Rowlands ganhou destaque mundial por sua atuação como Allie no filme “Diário de uma Paixão” e recebeu indicações ao Oscar por suas performances em “Uma Mulher sob Influência” (1975) e “Glória” (1981), ambos dirigidos por seu marido John Cassavetes. Nessas obras, ela interpretou personagens femininas fortes e complexas.

A parceria de Gena Rowlands com John Cassavetes resultou em dez filmes ao longo de 35 anos e os estabeleceu como um dos casais mais icônicos do cinema independente nos Estados Unidos. Em 2012, a atriz se casou com o empresário Robert Forrest, após o falecimento de Cassavetes em 1989.

Sua influência no cinema independente foi destacada pelo New Yorker em 2016, que afirmou que Cassavetes e Rowlands conseguiram criar um estilo único que combinava elementos de Hollywood com dramaticidade e charme autêntico dos atores.

Além de sua carreira no cinema, Gena Rowlands também teve sucesso no teatro e televisão, conquistando três Emmys e um Oscar honorário em 2015. Seu talento inigualável foi reconhecido pelo crítico Matthew Eng, que elogiou sua capacidade de trazer camadas de autenticidade às suas personagens.

Nascida em Wisconsin em 1930, filha de um banqueiro e uma atriz, Rowlands descobriu sua paixão pela atuação desde cedo. Após estudar drama em Nova Iorque, ela conheceu Cassavetes e iniciou uma colaboração artística que marcou gerações de cinéfilos.

Rowlands expressou seu amor pela profissão em várias ocasiões, afirmando que atuar lhe permitiu viver múltiplas vidas e explorar inúmeras experiências. Seu legado na indústria cinematográfica continuará a inspirar artistas e admiradores ao redor do mundo.

Com informações da Reuters e AFP


Sair da versão mobile