TCU firma parceria com Ministério da Justiça para monitoramento de obras em todo o país
No dia 13 de julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) assinou a adesão ao programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em uma parceria que promete revolucionar o acompanhamento de obras no Brasil. Através dessa iniciativa, o TCU terá acesso a imagens de satélite de alta resolução para fiscalizar de perto as atividades em andamento em todo o território nacional.
O Brasil Mais é um programa que possibilita o acesso a imagens de satélite de alta resolução, que servirão não apenas para o monitoramento de obras, mas também para o combate a crimes e desastres ambientais. Com essa parceria, o TCU poderá utilizar plataformas e serviços de acesso a dados geoespaciais fornecidos pelo Ministério da Justiça e por instituições parceiras, enquanto contribuirá com informações jurídicas para a pasta.
A assinatura do termo de adesão contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, e do presidente do TCU, Bruno Dantas, na sede da corte em Brasília. Segundo o secretário-executivo, a ferramenta será de grande apoio à Secretaria de Controle Externo do TCU, permitindo um olhar mais detalhado sobre as obras em todo o país.
Atualmente, cerca de 1.600 auditores do TCU acompanham a execução física e financeira das obras, buscando possíveis irregularidades. Com o acesso às imagens de satélite de alta resolução, o trabalho de monitoramento ganhará mais qualidade e eficiência, conforme afirmou o presidente do TCU, Bruno Dantas.