Senado confirma Flávio Damico como embaixador do Brasil no Equador em votação unânime de 47 votos a favor.

O Senado Federal, em uma decisão unânime, confirmou nesta quarta-feira (14) a indicação do diplomata Flávio Soares Damico como embaixador do Brasil no Equador. O resultado da votação foi de 47 senadores a favor, apenas um contrário e uma abstenção. Anteriormente, o nome de Damico já havia passado por uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, com o relatório do senador Chico Rodrigues.

Nascido em Porto Alegre em 1960, Damico é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui especialização na área pela mesma instituição. Sua carreira diplomática teve início em 1987 no Instituto Rio Branco, tendo ocupado diversos cargos no Brasil e no exterior. Recentemente, ele foi embaixador em Singapura e Assunção, e atualmente exerce o cargo de representante especial do Brasil na Conferência do Desarmamento.

Em sua participação na sabatina, o diplomata afirmou que pretende focar em seis eixos de atuação na embaixada equatoriana: segurança, economia, infraestrutura, meio ambiente, cooperação e questões políticas. Damico destacou a importância de acompanhar o processo eleitoral no Equador, ressaltando a polarização política no país e a necessidade de apoio ao diálogo político de alto nível.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile