Golpe do Pix errado: criminosos desviam milhões em novo esquema de fraude bancária no Brasil





Golpe do Pix errado: criminosos desviam dinheiro dos brasileiros

Recentemente, criminosos têm utilizado uma nova estratégia para desviar dinheiro dos brasileiros, conhecida como ‘golpe do Pix errado’. Esse golpe se aproveita de um recurso do Banco Central chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado para corrigir transferências fraudulentas.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os golpistas conseguem o número de celular da vítima, que muitas vezes é também sua chave do Pix, e realizam uma transferência para essa pessoa. Esses dados são obtidos através de cadastros online e pesquisas em redes sociais.

Após a transferência, os bandidos entram em contato com a vítima, alegando terem cometido um erro no Pix e solicitando o retorno do valor. Ao verificar o extrato e confirmar a entrada do dinheiro, a vítima aceita o pedido de estorno.

No entanto, ao invés de informar a mesma chave Pix utilizada na transferência original, o golpista fornece uma chave de uma terceira conta. Em seguida, aciona o MED, alegando ter sido vítima de um golpe. Os bancos envolvidos analisam a transação, e como a devolução é realizada para uma conta diferente da original, a instituição pode retirar o dinheiro da conta da pessoa enganada.

A Febraban ressalta a importância de sempre devolver um Pix errado para a conta original da transferência. José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, recomenda que os clientes utilizem a funcionalidade de devolução dentro do aplicativo bancário e nunca realizem estornos para terceiras contas.

Segundo a ACI Worldwide, os criminosos já desviaram cerca de R$ 1,5 bilhão em golpes envolvendo o Pix em 2023.

Como devolver um Pix errado?

  1. Acesse a área Pix do seu banco;
  2. Consulte os Extratos e clique em “Devolver”;
  3. Dessa forma, o valor será devolvido diretamente para o remetente original da transferência.

É fundamental realizar a devolução do Pix dentro do aplicativo oficial do banco e evitar estornos para novas chaves Pix. A Febraban também alerta para cuidados com a exposição de dados pessoais em redes sociais e recebimento de mensagens suspeitas em aplicativos de mensagens.


Sair da versão mobile