Definição de funções a bordo: quem decide se será comandante ou copiloto?






Artigo sobre Comandantes e Copilotos de Avião

Quem determina qual deles vai exercer cada função é o comandante. No entanto, algumas ações só podem ser feitas pelo comandante, diz Marinho, como pousar nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). É uma regra de tráfego aéreo para locais mais críticos de pouso.

Como se decide comandante e copiloto

De modo geral, é mais comum que o piloto comandante seja o mais antigo dentro da empresa, independentemente da idade. Raul Marinho explica que, nas companhias, os tripulantes são promovidos seguindo uma lista de senioridade. Conforme os profissionais vão se aposentando, sendo demitidos ou a frota aumenta, a fila dos profissionais anda de acordo com a data que entraram na empresa, do mais antigo para o mais novato.

Experiência é necessária. Para ser comandante, é necessário ter a maior licença que existe, a de piloto de linhas aéreas, com pelo menos 1.500 horas de voo. Já o copiloto pode exercer o cargo tendo a licença de piloto comercial (a partir de 150 horas de voo). Ainda existe a licença de piloto privado, com ao menos 40 horas registradas.

Copiloto pode ser comandante em outro voo. Desde que tenha a licença, um piloto pode atuar como auxiliar em um voo e como comandante em outro. Tudo é definido pelo diretor de operações. “Por algum motivo, a administração entende que aquele profissional não teria condições, perfil ou características de ser comandante naquele voo. Ou o profissional pede para continuar como copiloto para ter uma escala mais tranquila, para voar em missões mais próximas”, exemplifica Marinho.

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