A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 2181/2023 que confere o título de capital nacional da cevada e do malte ao município de Guarapuava (PR). O parecer favorável foi elaborado pelo senador Sergio Moro (União-PR) e agora o projeto segue para sanção presidencial, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.
Segundo dados do IBGE, o Paraná tem um papel importante na produção nacional de cevada, com Guarapuava liderando essa estatística. Entre 2012 e 2021, o município contribuiu, em média, com 20% do total da produção brasileira.
Guarapuava já é reconhecida como a Capital Paranaense da Cevada e do Malte, conforme estabelecido pela Lei Estadual 19.124, de 2017.
“A concessão do título de Capital Nacional da Cevada e do Malte a Guarapuava não só trará mais visibilidade ao polo cervejeiro local, mas também ajudará a celebrar suas conquistas significativas e a fortalecer seu dinamismo econômico, consolidando seu reconhecimento como uma referência na produção de cevada e malte”, afirmou Moro durante a discussão do projeto.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)