Apple abre tecnologia de pagamentos por aproximação em iPhones para desenvolvedores de terceiros em vários países após pressão regulatória




Apple abre tecnologia de pagamentos por aproximação para desenvolvedores de terceiros

A Apple abre sua tecnologia de pagamentos por aproximação para desenvolvedores de terceiros

Após pressão regulatória das autoridades dos Estados Unidos e da União Europeia, a Apple anunciou que abrirá a tecnologia de pagamentos por aproximação em seu iPhone para desenvolvedores de terceiros em vários países. Essa decisão permitirá que os desenvolvedores tenham acesso ao chip NFC da Apple, responsável pelos recursos de pagamento por aproximação, na versão beta do novo sistema operacional (iOS 18.1).

Os países que terão acesso a essa tecnologia incluem os EUA, Reino Unido, Austrália, Brasil, Canadá, Japão e Nova Zelândia, com a possibilidade de outros locais também receberem em breve. Atualmente, somente os aplicativos da própria Apple têm acesso ao chip NFC, utilizado no Apple Pay e no Apple Wallet.

A Apple argumenta que restringir o acesso ao chip NFC ao seu próprio serviço de carteira é uma medida de segurança para os usuários. No entanto, os desenvolvedores interessados em utilizar o chip terão que firmar um acordo comercial com a Apple, seguir suas regras de segurança e privacidade, além de pagar taxas associadas.

Essa decisão da Apple vem após concordar em abrir o acesso ao chip NFC na União Europeia em um acordo com o regulador antitruste do bloco. A empresa também fez concessões adicionais na UE em relação às regras da App Store, permitindo que desenvolvedores direcionem clientes para pagamentos fora de seus aplicativos.

O Departamento de Justiça dos EUA acusou a Apple de manter ilegalmente um monopólio de smartphones, alegando que a empresa bloqueia outros provedores de pagamento que poderiam oferecer alternativas ao Apple Wallet. O DOJ apontou que a Apple cobra uma porcentagem das transações feitas através do Apple Pay, gerando uma receita significativa para a empresa.

Apesar dos desafios enfrentados, a Apple continua a expandir sua atuação no mercado de pagamentos e a sua divisão de serviços, que inclui o Apple Pay, registrou crescimento de dois dígitos e alcançou um recorde histórico no último trimestre.


Sair da versão mobile