Ministério da Justiça lança projeto Jovens Defensores Populares em Direito para formação de lideranças na defesa dos direitos individuais e coletivos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o projeto Jovens Defensores Populares em Direito durante a Cúpula Youth20 – Festival das Juventudes, no Rio de Janeiro, como forma de promover a formação de jovens lideranças engajadas na defesa e promoção dos direitos individuais e coletivos em suas comunidades. A iniciativa busca capacitar os participantes para atuarem como agentes disseminadores da agenda de acesso à Justiça no Brasil.

A Secretária de Acesso à Justiça, Sheila Carvalho, ressaltou a importância de encorajar a juventude a se tornar liderança e mobilizadora na luta pelos direitos, afirmando que os jovens podem ser potências nesse processo. O projeto tem como foco jovens com fatores de vulnerabilidade econômica e social, como mulheres, negros, povos tradicionais, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

Para o desenvolvimento do projeto, está previsto um investimento inicial de R$ 15 milhões em seis estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. As ações serão concentradas nas regiões metropolitanas das capitais, com prioridade para municípios identificados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Essa parceria entre a Secretaria de Acesso à Justiça, a Secretaria Nacional da Juventude, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Peregum e o Levante Popular da Juventude tem como objetivo formar mil jovens multiplicadores, contribuindo para a identificação e combate de violações de direitos em suas localidades. A proposta é fortalecer a participação da juventude na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Sair da versão mobile