Registros das caixas-pretas extraídos na íntegra para reconstituir últimos momentos de voo entre Cascavel e Guarulhos





Registros das caixas-pretas foram extraídos na íntegra. Eles servirão para reconstituir os últimos momentos do voo entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP).

Previsão é de que relatório preliminar saia em 30 dias. O documento será publicado no site oficial do Cenipa. Já a conclusão da investigação “terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”, completou. “O objetivo do Cenipa é investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram”.

Terreno onde o avião caiu será liberado. A legislação determina que a Voepass é responsável por limpar o local e retirar materiais que possam trazer riscos para as pessoas e o meio ambiente.

Próximas etapas

Na nova fase, os motores do avião serão separados. Os dois serão armazenados no 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, no Campo de Marte, em São Paulo.

Laudo vai revelar as condições dos motores no momento da queda. Técnicos do Canadá — onde os motores foram produzidos — chegaram ao Brasil no domingo (11) para ajudar nas investigações. É praxe na aviação que fabricantes de determinados equipamentos auxiliem nessas apurações. Especialistas da agência francesa de investigações, que fabrica o ATR-72, também se juntaram aos técnicos da FAB.


Após a extração dos registros das caixas-pretas do avião que caiu entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), as autoridades aeronáuticas estão mais perto de reconstituir os últimos momentos do voo trágico. Segundo informações divulgadas, os dados dessas caixas serão fundamentais para a investigação que visa elucidar as circunstâncias que levaram à queda da aeronave.

A expectativa é que em 30 dias seja divulgado um relatório preliminar sobre o acidente. Esse documento estará disponível no site oficial do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Além disso, as autoridades destacaram a importância de agilizar a conclusão da investigação, visando prevenir futuros acidentes com características semelhantes.

Com relação ao terreno onde o avião caiu, a Voepass, empresa responsável pela aeronave, terá que realizar a limpeza do local e remover possíveis materiais que representem riscos para o meio ambiente e para as pessoas. A legislação determina essa responsabilidade, visando evitar danos adicionais após o acidente.

As próximas etapas da investigação incluem a separação dos motores do avião, que serão armazenados em um local específico para análise. Técnicos do Canadá, país onde os motores foram produzidos, já estão no Brasil para colaborar com as investigações. Além disso, especialistas da agência francesa de investigações também se uniram às equipes técnicas das Forças Armadas Brasileiras para contribuir com o processo.

Diante da complexidade do caso, as autoridades aeronáuticas estão empenhadas em realizar uma investigação minuciosa e detalhada, buscando identificar quaisquer falhas ou problemas que possam ter contribuído para o acidente. A colaboração de diferentes entidades e especialistas internacionais reforça o compromisso de esclarecer os fatos e adotar medidas preventivas para garantir a segurança no setor da aviação.

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