Deputados debatem situação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo em audiência pública nesta terça-feira (13) no Rio de Janeiro.





Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo em debate na Câmara dos Deputados

Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo em debate na Câmara dos Deputados

12/08/2024 – 16:53

Gustavo Costa/Wikipedia.org

Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (13), a situação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A audiência pública será às 15 horas, no plenário 9.

O evento atende pedido do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Veja quem foi convidado

Criada em 1997, a reserva tem como objetivo garantir a exploração autossustentável e a conservação dos recursos naturais e renováveis, tradicionalmente utilizados para pesca artesanal, realizada pela população local.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmou contrato de concessão de direito real de uso da reserva, recaindo à concessionária, a Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC), a incumbência de preservar, proteger e assegurar o devido uso de toda área reservada.

Entretanto, diz Áureo Ribeiro, “barreiras se levantaram contra o devido e legítimo exercício das prerrogativas da concessionária, como se demonstra pelas inúmeras denúncias de atividades turísticas e comerciais clandestinas no seio da reserva”.

Segundo o deputado, há relatos de instalações de deques irregulares e cobrança de taxas ilegais. “Para agravar a situação, não há o devido reconhecimento da AREMAC como a concessionária da reserva pela prefeitura local e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio de seus órgãos e entidades, apesar de o contrato de concessão ser válido, como afirma documento do próprio ICMBio”, disse Ribeiro.

Da Redação – RS


Sair da versão mobile