Sistema Acari volta a operar com 100% de capacidade após turbidez da água bruta provocar paralisação temporária pela Cedae



Sistema Acari volta a operar com 100% de sua capacidade após temporal no Rio de Janeiro


O Sistema Acari, responsável pelo tratamento da água que abastece parte dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Japeri e Queimados, na Baixada Fluminense, voltou a operar com 100% de sua capacidade neste domingo (11/08), segundo a Cedae.

Na manhã de sábado (10/08), a companhia precisou paralisar temporariamente as atividades do sistema, por causa das chuvas que aumentaram a turbidez da água bruta, que é captada para ser tratada.

A medida emergencial foi tomada para controlar a qualidade da água bruta (antes do tratamento).

Temporal provocou acidentes

A massa de ar polar que está se afastando do Rio provocou um temporal que atingiu a cidade no último sábado (10/08. O mau tempo gerou uma série de acidentes em diversas regiões da cidade.

Os ventos fortes, que chegaram a quase 90km/h no início da manhã, segundo o Centro de Operação da Prefeitura, derrubaram árvores, uma delas caiu em cima de um carro na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa. Também foram registradas ocorrências na Barra da Tijuca e em Laranjeiras.

Os moradores atingidos pelo problema com o abastecimento de água podem ficar tranquilos, pois a situação já está normalizada. A Cedae garantiu que o tratamento está sendo feito de forma regular e que não há riscos para a população.

É importante ressaltar a importância de medidas preventivas em casos de temporais, como a poda de árvores próximas a residências e a manutenção de bueiros e sistemas de drenagem.

A Defesa Civil segue em alerta para possíveis novos problemas decorrentes das chuvas e está disponível para atender à população em casos de emergência.

Sair da versão mobile