Debate entre pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre destaca enchente histórica e responsabilidade pelo desastre natural





Enchente histórica é destaque em debate entre pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre

No último dia 8, os pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre participaram de um debate televisionado pela TV Bandeirantes, no qual a enchente histórica que atingiu a cidade em maio foi o principal tema em discussão.

O debate contou com a presença do atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que busca a reeleição, da deputada federal Maria do Rosário (PT), da ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) e do deputado estadual Felipe Camozzato (Novo).

Os candidatos apresentaram suas propostas para melhorar o sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre e discordaram sobre a responsabilidade pelas falhas que causaram a inundação de diversos bairros da cidade. Problemas em estações de bombeamento de água pluvial e comportas ineficazes foram citados como causas para a propagação da cheia do lago Guaíba pela cidade.

O debate foi marcado por alianças entre candidatos mais próximos ideologicamente, indicando possíveis colaborações em um eventual segundo turno. Maria do Rosário e Juliana Brizola criticaram a gestão de Melo, atribuindo a ele a responsabilidade pelos problemas estruturais no sistema de diques e casas de bombas.

Melo e Camozzato, por outro lado, criticaram a postura do governo Lula em relação à reconstrução do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre. Melo destacou a falta de investimentos federais na prevenção de desastres e anunciou a reconstrução dos diques da Fiergs e do Sarandi, assim como novos projetos para as casas de bombas.

Maria do Rosário, apoiada pelo PSB, ironizou os argumentos de Melo sobre a atuação do governo federal e questionou sua postura no debate. Melo, por sua vez, conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e anunciou sua candidata a vice, a tenente-coronel Betina Worm. Juliana Brizola e Camozzato também confirmaram suas candidaturas, cada um com seus respectivos vices.

O debate também abordou questões como segurança pública, educação e mobilidade urbana, com os candidatos apresentando suas propostas para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Porto Alegre.


Sair da versão mobile