Três atletas de origem cubana subiram ao pódio no salto triplo de Paris-2024 nesta sexta-feira (9). Jordan Díaz deu à Espanha o ouro olímpico com um voo de 17,86 metros em que superou Pedro Pichardo, prata para Portugal, por dois centímetros, e Andy Díaz (bronze para a Itália) por 22 centímetros.
Em sua segunda participação internacional pela Espanha, Jordan Díaz, que nasceu em Havana, venceu o atual detentor do título olímpico, Pichardo, nascido em Santiago de Cuba, em Paris-2024. Díaz atingiu a marca na primeira tentativa e ficou muito próximo nos saltos seguintes, com marcas de 17,85 e 17,84 metros.
Jordan Diaz desertou ao deixar a delegação cubana durante uma viagem à Europa em 2021, poucas semanas antes das Olimpíadas de Tóquio.
Nesta emocionante competição de salto triplo, os cubanos dominaram o pódio com suas performances excepcionais. Jordan Díaz, representando a Espanha, conquistou o ouro olímpico ao alcançar a impressionante marca de 17,86 metros, superando seus compatriotas Pedro Pichardo e Andy Díaz.
Jordan Díaz, nascido em Havana, brilhou em Paris-2024 em sua segunda participação internacional pela Espanha. O atleta conseguiu garantir a vitória logo em sua primeira tentativa, deixando para trás seu rival Pichardo, atual detentor do título olímpico.
O salto triplo foi marcado por uma rivalidade intensa entre os atletas cubanos, com Pedro Pichardo garantindo a prata por uma diferença de apenas dois centímetros em relação ao ouro. Andy Díaz completou o pódio ao levar o bronze para a Itália, com uma distância de 22 centímetros a menos que o vencedor.
A deserção de Jordan Diaz da delegação cubana em 2021, pouco antes das Olimpíadas de Tóquio, trouxe ainda mais drama e expectativa para sua participação em Paris-2024. Sua vitória é um testemunho não só de seu talento atlético, mas também de sua determinação e superação de desafios.