O deputado Professor Josemar, autor do projeto, destacou que a homenagem não se limita apenas às conquistas esportivas da atleta, mas também reconhece seu papel na luta contra o racismo e sua defesa em prol da igualdade, diversidade e justiça social. O parlamentar abriu a coautoria da iniciativa a todos os deputados presentes na sessão, ressaltando a inspiração que Rebeca representa por superar desafios e obstáculos em sua jornada pessoal.
Além do ouro conquistado em Paris no solo, Rebeca também foi campeã na disputa de salto nas Olimpíadas de Tóquio. A ginasta acumula duas medalhas de prata em Paris, nas modalidades de salto e individual geral, e um bronze por equipes. Em Tóquio, também conquistou a prata no individual geral. Com apenas 25 anos, Rebeca já é bicampeã mundial no salto, em 2021 e 2023, e campeã mundial do individual geral em 2022.
Nascida em Guarulhos, São Paulo, a ginasta estreou em Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, aos 17 anos. Com suas conquistas, Rebeca Andrade se tornou a recordista de pódios brasileiros na história das Olimpíadas, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. Sua presença e desempenho nos Jogos Olímpicos demonstram não apenas talento esportivo, mas também força, superação e quebra de barreiras étnicas no esporte.