Diplomacia intensa dos EUA busca evitar escalada de conflito no Oriente Médio entre Israel e Irã






Intensa diplomacia e preocupações no Oriente Médio – Jornalismo

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, destacou a intensa diplomacia do país com aliados e parceiros em relação aos recentes acontecimentos no Oriente Médio. Em declaração oficial, Blinken afirmou: “Estamos engajados em uma intensa diplomacia com aliados e parceiros, comunicando essa mensagem diretamente ao Irã. Comunicamos essa mensagem diretamente a Israel.”

Blinken reforçou o compromisso dos Estados Unidos em defender Israel contra ataques. No entanto, alertou sobre os riscos de uma escalada e possíveis erros de cálculo na região. Ele ressaltou: “Novos ataques apenas aumentam o risco de resultados perigosos que ninguém pode prever e ninguém pode controlar totalmente.”

Após uma reunião que contou com a presença do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e autoridades australianas, Blinken informou que as negociações por um cessar-fogo e um acordo sobre reféns na guerra em Gaza estão em fase final e devem ser concluídas em breve.

Recentemente, o líder político do grupo Hamas, Ismail Haniyeh, foi assassinado em Teerã, capital do Irã. Este acontecimento desencadeou ameaças de vingança por parte do Irã contra Israel, que negou qualquer envolvimento no incidente.

Além disso, a morte do comandante militar sênior do Hezbollah, Fuad Shukr, em um ataque em Beirute intensificou a preocupação de que o conflito em Gaza possa se estender e se tornar uma guerra mais abrangente no Oriente Médio.


Sair da versão mobile