Quadrinhos do Bar do Silveira: O sucesso de uma estética caótica e de personagens cotidianos que encantam o Instagram




Matéria: Bar do Silveira faz sucesso no Instagram

Fotos: Reprodução Instagram

Não é preciso ser um apreciador de cerveja para reconhecer ou até mesmo ter frequentado um típico boteco do Rio de Janeiro. O ambiente nostálgico, com o balcão, as caixas, as mesas e a diversidade de produtos à venda, juntamente com os clientes habituais, é uma cena comum em quase todos os bairros da cidade maravilhosa. Inspirado por essa atmosfera, o designer gráfico Leonardo Liporage criou as tirinhas do convidativo Bar do Silveira, que tem feito sucesso no Instagram.

“Eu postei pela primeira vez em 1 de junho, era uma ilustração que eu tinha feito de um homem no balcão, com expressão séria, etc. Ficou guardado por um tempo comigo, a ideia inicial era fazer uma única tirinha, ou uma série curta, como já fiz com outros personagens. No entanto, a resposta foi tão positiva que decidi prolongar a série, criar mais personagens e postar mais. É uma mistura de referências. Primeiramente, gosto da estética desse tipo de estabelecimento, com todo o caos visual, inúmeras coisas penduradas, prateleiras repletas de garrafas, etc. Gosto bastante dessa estética. Além disso, eu era um garoto que frequentemente saía com meu pai e frequentava locais como esses, havia um em especial em que aos sábados um homem colocava uma barraca/sebo bem em frente ao bar, vendendo muitos livros usados, quadrinhos, álbuns. Li muitos gibis por causa disso, talvez essa seja a principal ligação entre um bar e quadrinhos para mim. Para finalizar, sobre o Silveira, ele é uma mistura de algumas pessoas que conheço, que estão na minha memória”, conta Leonardo.

silveira 3 Quadrinhos que retratam situações vividas em um típico boteco carioca fazem sucesso no Instagram

O rápido sucesso do Bar do Silveira surpreendeu o autor. E não são apenas os moradores do Rio de Janeiro que apreciam as histórias ambientadas no local. “A resposta foi enorme, muito acima do que eu estava acostumado anteriormente. Confesso que me surpreendeu, não imaginava que essas histórias tão cotidianas poderiam ter um alcance tão grande. Acredito que os cariocas se identificam facilmente, mas também recebo mensagens de pessoas que falam sobre como o bar faz lembrar o ‘bar do fulano’ ou ‘parece que você conheceu o ciclano’, e são de estados que nunca visitei, às vezes só mudam as gírias, os nomes das coisas, etc. Tenho a impressão de que esse tipo de estabelecimento faz parte da vida de todo brasileiro, mesmo quem não frequenta, conhece algum lugar assim”, destaca Leonardo.

Leonardo desenha desde pequeno. Estudou design gráfico e trabalhou principalmente na área de livros, desenvolvendo capas, ilustrações e projetos gráficos. Paralelamente, produzia quadrinhos, miniaturas e caricaturas, que acabaram se tornando seu “trabalho oficial” desde 2018. “Os quadrinhos, que são minha grande paixão, continuaram como um hobbie. Pelo menos até agora”, detalha.


O Bar do Silveira tem se tornado um local movimentado. O negócio está até se expandindo. Há novidades no balcão: “A ideia agora é lançar as tirinhas impressas, que sempre foi meu desejo, utilizando as histórias cotidianas do bar que já postei, mas inserindo-as em um contexto mais amplo, explorando mais sobre o Silveira, seu bar, sua relação com o local e outros personagens que já apareceram nas histórias em quadrinhos. Os ímãs, adesivos e miniaturas que também fiz serão algumas recompensas que pretendo oferecer ao lançar um projeto de financiamento coletivo, que será lançado em breve”, afirma Leonardo.

Para quem ainda não conheceu o acolhedor Bar do Silveira, basta entrar pela porta clicando aqui. A última rodada fica por conta da casa, mas apenas se o dono estiver de bom humor.



Sair da versão mobile