Parceria entre MDA, Instituto Zeca Pagodinho e UFRRJ amplia hortas comunitárias em Xerém, beneficiando 100 famílias vulneráveis na Baixada Fluminense.

Projeto em parceria com Zeca Pagodinho busca ampliar hortas comunitárias em Xerém

No distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, as hortas comunitárias estão prestes a se expandir. Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Instituto Zeca Pagodinho (IZP) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) pretende capacitar a comunidade em agricultura urbana e periurbana, beneficiando cerca de 100 famílias diretamente.

Xerém abriga o projeto “Formação e Implantação de Unidades Pedagógicas e Solidárias em Agricultura Urbana e Periurbana”, realizado pela UFRRJ em colaboração com o IZP, Embrapa e Organização Cidades Sem Fome. O recente termo de intenções assinado formaliza a cooperação entre essas instituições para o desenvolvimento da agricultura na região.

Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), quase 3 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar no Rio de Janeiro. O projeto foca na população em situação de vulnerabilidade social em Xerém, o maior distrito de Duque de Caxias, que já demonstra potencial para a agricultura urbana e periurbana.

Com a parceria, recursos do MDA são descentralizados para que a UFRRJ desenvolva ações voltadas para a agricultura na região. A primeira etapa do projeto envolve a elaboração de um diagnóstico das práticas locais de agricultura, com oficinas comunitárias e pesquisas de campo. Após o diagnóstico, serão oferecidos cursos de formação e capacitação para as famílias envolvidas, seguidos pela implementação de Unidades Pedagógicas e Solidárias de Agricultura Urbana e Periurbana.

A coordenadora do projeto, Betty Rocha, destaca o objetivo de expandir a atuação para outros municípios da Baixada Fluminense e tornar o projeto um modelo nacional. O presidente do IZP, Louiz da Silva, ressalta a importância do apoio institucional para enfrentar a insegurança alimentar.

O IZP mantém diálogo com a prefeitura de Duque de Caxias para viabilizar a distribuição dos alimentos cultivados nas escolas municipais da região. Fundado em 1999 pelo cantor Zeca Pagodinho, o Instituto Zeca Pagodinho passa a focar também em ações socioambientais em Xerém.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Sair da versão mobile