No começo da tarde do último domingo, dia 4, um homem de 26 anos teve sua Porsche roubada no bairro Vila Floresta, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. A vítima estava na porta de um bar na Rua Andaraí quando foi surpreendida por três suspeitos, sendo um deles armado.
Imagens de monitoramento registraram o momento em que os assaltantes cruzaram a via e anunciaram o roubo. O motorista do carro de luxo não reagiu à abordagem e entregou as chaves para os suspeitos, que fugiram do local a bordo do veículo.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP) informou que a vítima fez o boletim de ocorrência por meio da Delegacia Eletrônica, sendo o caso registrado como roubo de veículo e encaminhado para o 1º Distrito Policial de Santo André.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados recentemente, em 2023 o Estado de São Paulo teve uma taxa de 112,6 veículos roubados para cada 100 mil habitantes.
No total, foram registrados 37.471 crimes do tipo ao longo do ano, o que equivale a aproximadamente 102 veículos roubados diariamente. Houve uma redução de 12,8% em comparação com os números de 2022, quando foram contabilizadas 41.721 ocorrências e uma taxa de 129,2 por 100 mil habitantes.
Considerando também os furtos de veículos, São Paulo se posiciona como o quarto estado com a maior taxa do Brasil, apresentando um índice de 396 veículos roubados e furtados para cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Piauí, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Em relação ao ano anterior, o Estado teve uma queda de 7,6% nesse tipo de ocorrência, de acordo com os dados do Anuário.