O Chefe do CNE entrega atas das eleições venezuelanas à corte suprema
O chefe do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela, Elvis Amoroso, realizou uma importante declaração nesta segunda-feira (5) ao entregar à corte suprema do país as atas das eleições presidenciais que ocorreram no último dia 28. Durante esse pleito, o ditador Nicolás Maduro foi declarado vencedor com 51% dos votos, em uma eleição que tem gerado muita controvérsia e acusações de fraude por parte da oposição.
Amoroso, representante do CNE, pediu que o TSJ (Tribunal Supremo de Justiça), também controlado pelo regime de Maduro, certificasse o processo eleitoral após as contestações. Durante a audiência com o TSJ, Amoroso declarou: “Entrega-se tudo o que foi solicitado pelo máximo Tribunal da República”. No entanto, não foram fornecidos mais detalhes sobre o conteúdo das atas entregues.
As atas eleitorais, que até o momento não foram divulgadas ao público, são peças-chave nas discussões sobre a legitimidade do processo eleitoral venezuelano. A falta de transparência e de divulgação desses documentos tem alimentado as suspeitas de fraude e questionamentos sobre a validade do resultado proclamado.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS