Bloqueio de internet em Bangladesh durante manifestações estudantis contra o governo gera preocupação sobre liberdade de acesso online







Acesso à Internet Bloqueado em Bangladesh

Acesso à Internet Bloqueado em Bangladesh durante Manifestações Estudantis

No dia 5 de julho, diversos provedores e organizações de monitoramento relataram o bloqueio do acesso à internet em Bangladesh. Esse acontecimento ocorre em meio a grandes manifestações estudantis que estão ocorrendo no país, em protesto contra o governo local.

A NetBlocks, uma organização não governamental especializada em monitorar a liberdade de acesso à internet, divulgou um comunicado informando que houve um “impacto elevado nas redes móveis” durante o bloqueio.

Além disso, uma fonte ligada a uma empresa que fornece serviços de banda larga aos provedores de acesso confirmou que tanto a internet de alta velocidade quanto a internet móvel foram interrompidas, o que está causando transtornos para a população local que depende desses serviços para se comunicar e acessar informações.

Essa ação de bloqueio do acesso à internet em Bangladesh levanta preocupações sobre a liberdade de expressão e comunicação no país, visto que a internet tem sido uma ferramenta fundamental para o compartilhamento de informações e organização de protestos e movimentos sociais.

Até o momento, não há informações oficiais por parte do governo de Bangladesh sobre os motivos que levaram a esse bloqueio da internet. A população aguarda por esclarecimentos e a retomada do acesso à rede para que possam continuar se manifestando e se comunicando livremente.


Sair da versão mobile