IBGE Anuncia Inflação de Julho e Mercados Globais Passam por Momento Delicado
Na última sexta-feira, o IBGE divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, trazendo uma expectativa crescente após o IPCA-15 ter superado as projeções dos analistas. Este resultado trouxe atenção para os impactos da inflação no cenário econômico nacional.
Além disso, o Banco Central também divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decidiu manter a taxa Selic em 10,5% ao ano. O comunicado pós-reunião sugeriu a possibilidade de novos aumentos na taxa, e a ata promete trazer mais informações sobre as perspectivas da política monetária no Brasil.
A divulgação desses dados se deu em um momento turbulento nos mercados financeiros mundiais. No final da semana passada, diversas bolsas ao redor do mundo, incluindo a São Paulo, registraram fortes quedas devido a indicadores econômicos preocupantes e sinais de recessão nos Estados Unidos.
Por outro lado, nos Estados Unidos, a candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, está prestes a anunciar seu candidato a vice. Ainda há incertezas sobre a escolha, com o governador da Pensilvânia, Joe Shapiro, sendo o favorito. Enquanto isso, pesquisas recentes apontam para um cenário de empate técnico entre Harris e o atual presidente Donald Trump.
No cenário internacional, o ex-presidente Lula parte para uma visita oficial ao Chile, onde a crise na Venezuela deve ser um dos principais temas de discussão com o presidente Gabriel Boric, apesar de não estar oficialmente na agenda do encontro.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, a reta final reserva emocionantes competições: Rebeca Andrade e Simone Biles se enfrentarão novamente nas finais da trave e do solo, Isaquias Queiroz fará sua estreia na canoagem e Ana Marcela buscará o bicampeonato na maratona aquática. As competições se encerram no próximo domingo, prometendo muitas emoções.