Terceiro caso de febre oropouche confirmado no Vale do Ribeira causa alerta na região e preocupa autoridades de saúde.


Confirmado Terceiro Caso de Febre Oropouche no Vale do Ribeira

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, nesta sexta-feira (2), um terceiro caso de febre oropouche na região do Vale do Ribeira. Após dois casos informados em Cajati no dia anterior, o terceiro foi registrado em Pariquera-Açu. Todos os pacientes estão curados.

Os pacientes de Cajati eram moradores de áreas rurais, próximos a plantações de bananas. Apresentaram sintomas semelhantes aos da dengue e não haviam viajado nos últimos 30 dias. A arbovirose é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim, infectado pelo vírus.

Os casos autóctones, como os do Vale do Ribeira, ocorrem quando o paciente é infectado pela doença em sua própria região, sem histórico de deslocamento para áreas com maior incidência da doença. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 7.000 casos de febre oropouche já foram registrados em 16 estados do país neste ano, com Amazonas, Rondônia, Bahia, Espírito Santo e Acre liderando o número de casos.

Cuide-se

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

Os sintomas da febre oropouche incluem fortes dores de cabeça, dores musculares, náusea, diarreia, tontura, dor atrás dos olhos e calafrios. Ainda não há vacina para a doença, sendo a prevenção mais eficaz o uso de repelentes. O tratamento indicado consiste em repouso e ingestão de líquidos.


Sair da versão mobile