Deputado do PSOL busca apoio de ex-ministros do governo Lula para disputar imagem de presidente com prefeito do Rio.




Notícia sobre candidatura de Tarcísio Motta no Rio de Janeiro

Deputado Tarcísio Motta busca apoio de ministros do governo Lula em sua candidatura para prefeito do Rio de Janeiro

O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) está empenhado em usar o apoio de ministros do governo Lula (PT) para disputar a imagem do presidente com o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição com o apoio do PT.

Motta já assegurou o apoio das ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL). Ele também planeja buscar o endosso do chefe dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, único representante do PT na lista.

“Pela primeira vez, o PSOL apresenta no Rio uma candidatura com base no governo federal. Vamos mostrar que temos uma proximidade maior do que Paes, que mantém uma relação oportunista com o PT”, afirmou o deputado.

O candidato tem como objetivo atrair eleitores progressistas que atualmente declararam intenção de voto em Paes. Ele acredita que é possível superar Alexandre Ramagem (PL), que conta com o apoio de Jair Bolsonaro, e chegar ao segundo turno.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada em julho mostrou Paes com 53% das intenções de voto, seguido por Tarcísio com 9% e Ramagem com 7%.

Para conquistar ainda mais apoio, Motta pretende comparar Paes com o ex-presidente Michel Temer e sua participação no impeachment de Dilma Rousseff. Ele destaca que Paes apoiou Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018 e possui uma conexão com o bolsonarismo.

Além disso, o deputado está contando com a ajuda do também deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) para atrair membros do PT em seu favor. Um evento está programado para 16 de agosto, primeiro dia oficial de campanha.

O PSOL fechou aliança com o PCB e espera ampliar os resultados obtidos em eleições anteriores. A candidatura de Tarcísio Motta foi oficializada em convenção no dia 1º de agosto, com a deputada estadual Renata Souza como vice.


Sair da versão mobile