Avião da Azul Linhas Aéreas desvia para pouso de emergência após colisão com Urubu em Congonhas: vídeo registra momento.




Incidente com avião Embraer 195 no Aeroporto de Congonhas

Incidente com avião Embraer 195 no Aeroporto de Congonhas

Na tarde desta sexta-feira (2), um incidente registrado em vídeo durante uma transmissão ao vivo chocou os espectadores. Um avião Embraer 195, operado pela Azul Linhas Aéreas e com destino ao Rio de Janeiro, teve que realizar um pouso de emergência no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, devido a uma colisão com aves logo após a decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. As cenas, registradas pelo canal “Golf Oscar Romeo”, mostram claramente a situação de risco enfrentada pelos pilotos.

O vídeo revela a presença de um bando de Urubus nas proximidades de Congonhas, sendo que pelo menos uma das aves atingiu o motor direito da aeronave. O impacto resultou em uma situação de “bird strike”, evidenciada pela fumaça emitida pelo motor. Mesmo diante do susto, os pilotos conseguiram manter o controle da aeronave e comunicaram a situação ao controlador de tráfego aéreo em Campinas.

No diálogo apresentado no vídeo, é possível perceber a calma e profissionalismo da tripulação, que informou ao controlador sobre o incidente e solicitou permissão para realizar um pouso de emergência em Viracopos. Apesar do susto, a equipe de emergência confirmou que não houve danos significativos no motor, além de não encontrar resquícios da ave no local.

Apesar de não ter sido capturado o momento exato do pouso, as imagens mostram o avião parado na pista de Viracopos, enquanto as equipes de emergência verificavam sua condição e garantiam a segurança da operação. O incidente serve como alerta para a importância da prevenção de riscos e do profissionalismo dos pilotos em situações adversas.


Sair da versão mobile