Atentado em praia de Mogadíscio deixa ao menos 32 mortos
No dia 2 de julho, uma sexta-feira, um atentado realizado pelo grupo islamista Al Shabab na praia de Mogadíscio, capital da Somália, resultou na morte de pelo menos 32 pessoas, conforme informado pela polícia no sábado (3).
O porta-voz da polícia, Abdifatah Adan Hasan, declarou que “trinta e dois civis morreram no ataque e 63 ficaram feridos, alguns em estado grave”. O ataque foi conduzido por um homem-bomba que detonou a carga explosiva que carregava, seguido por tiros disparados por outros criminosos contra as pessoas presentes na praia do Lido, conhecida por ser muito frequentada por empresários e funcionários do governo.
Este trágico episódio mais uma vez evidencia a violência promovida por grupos extremistas como o Al Shabab, que tem como objetivo semear o terror e o caos na região. A população local vive em constante estado de alerta diante desses atos covardes que ceifam vidas inocentes e geram um clima de insegurança e instabilidade.
As autoridades somalis já estão trabalhando para identificar os responsáveis pelo atentado e garantir que medidas adequadas sejam tomadas para prevenir que novas tragédias como essa voltem a ocorrer no futuro. A comunidade internacional também deve se unir no combate ao extremismo e no apoio às vítimas dessas ações terroristas.