Rio de Janeiro alcança recorde histórico de abertura de empresas em julho, com mais de 7 mil novos negóciosregistrados.

O estado do Rio de Janeiro alcançou um feito histórico no mês de julho, com um recorde de abertura de empresas totalizando 7.315 novos negócios. Este marco representa a melhor marca já registrada para o período desde a fundação da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), há 215 anos. Com esse aumento, chegamos ao quarto crescimento consecutivo no ano e ao segundo mês consecutivo de expansão. No acumulado dos primeiros sete meses de 2024, o estado já contabiliza 44.158 novas empresas, o que representa o melhor resultado para o período de janeiro a julho.

O governador Cláudio Castro atribui essa conquista ao ambiente favorável de negócios que tem sido desenvolvido no Rio de Janeiro. Ele ressalta que o empreendedorismo não só fomenta o crescimento econômico, gerando empregos e estimulando a produção e o consumo, mas também promove a inovação e competitividade, impulsionando a economia como um todo.

Além do recorde de julho, o estado já havia batido marcas expressivas nos meses de junho (6.597), abril (7.035) e janeiro (5.528). O aumento de 5% em relação ao recorde anterior de julho de 2022 e de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado demonstra o crescimento contínuo e consistente do empreendedorismo na região.

O presidente da Jucerja, Sergio Romay, destaca o trabalho contínuo de simplificação e desburocratização dos processos como um fator crucial para facilitar e incentivar o empreendedorismo no estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Dos mais de 7 mil novos negócios abertos em julho, mais de 6.800 foram constituições, com destaque para serviços de escritório, consultórios médicos, comércio de vestuário e restaurantes.

Entre os municípios que mais se destacaram na abertura de empresas em 2024 estão o Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo e Campos. Esses números refletem um cenário promissor para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico no estado do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile