Ricardo Salles consegue desfiliação do PL e deve se filiar ao Novo; retorno fortalece o partido para eleições futuras.






Deputado Ricardo Salles consegue desfiliação do PL e deve se filiar ao Novo

Deputado Ricardo Salles consegue desfiliação do PL e deve se filiar ao Novo

No último dia 2 de agosto, o deputado federal por São Paulo, Ricardo Salles, obteve uma decisão favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permitiu sua desfiliação do partido PL, liderado por Jair Bolsonaro. Com esta saída, Salles pretende solicitar sua filiação ao partido Novo, o que deve ser efetivado ainda hoje.

O Partido Novo considera que, com a chegada de Salles, que se junta aos outros 5 deputados federais já filiados, as emissoras de televisão terão a obrigação de convidar seus candidatos para debates, conforme determina a legislação eleitoral.

Em São Paulo, durante a convenção do Novo realizada em 21 de julho, o nome da pré-candidata Marina Helena foi oficializado para concorrer à Prefeitura de São Paulo, tendo o Coronel Priel como vice, ambos do mesmo partido.

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, comenta que “a volta de Salles fortalece significativamente o partido no Congresso, além de trazer uma liderança de peso para concorrer ao Senado em 2026.”

O ministro do TSE, André Ramos Tavares, ao acatar o pedido de liminar de Salles, reconheceu a “justa causa de desfiliação partidária”, o que impede o PL de pleitear o mandato de Salles na Câmara dos Deputados.

Ricardo Salles apresentou ao TSE uma carta da direção nacional do PL, na qual é concedida a autorização para sua desfiliação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Sair da versão mobile