Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro em 2024: Sustentabilidade e Qualidade de Vida em Destaque







Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro em 2024

Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro em 2024

(Foto: Reprodução Volkswagen do Brasil)

A consultoria global Great Place To Work (GPTW) divulgou o seu tradicional ranking com as melhores empresas para trabalhar no estado do Rio de Janeiro em 2024. Em sua 17ª edição, o prêmio reconheceu 80 empresas das 225 certificadas pelas GPTW, que se inscreveram. Foram ouvidos mais de 163 mil colaboradores. Esses números mostram uma consolidação do estudo no estado.

Neste ano, 225 companhias participaram da avaliação, e 80 foram classificadas como Great Place To Work nas categorias pequenas, médias e grandes empresas. Desse total, 20 eram de grande porte, 50 de médio porte e dez de pequeno porte. Em 2008, quando a premiação teve início, foram 20 premiadas, de um total de 64 companhias participantes.

O levantamento mostra que 29% das premiadas se destacaram em ações de sustentabilidade, um aumento de 6% em comparação com o estudo do ano passado. Entre as reconhecidas, 20 são signatárias do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), iniciativa reconhecida mundialmente de sustentabilidade corporativa.

Sobre a distribuição de gênero entre os colaboradores das empresas, observa-se uma participação de 33% das mulheres, estatística menor em relação às edições de 2023 e 2022 que registraram 34% e 43%, respectivamente. Outros gêneros caíram totalmente neste ano. Na última pesquisa, a categoria representava 12%.

Nesse período de três anos, a representatividade feminina em cargos de CEO e média liderança diminuíram para 6% e 30% respectivamente. As posições de alta liderança diminuíram de 30% para 27% em comparação com o estudo anterior e segue 5% maior frente a 2022. A camada das outras posições teve uma queda significativa de 42% para 12% entre 2022 e 2023. Em oposição a essa queda foi registrado neste ano um aumento para 33%.

Qualidade de vida

O estudo aponta que 94% das empresas adotaram práticas relacionadas à saúde mental, refletindo uma grande preocupação com o bem-estar dos seus colaboradores.

A adesão ao horário flexível e home office caíram para 81% e 83%, respectivamente. No que tange ao modelo híbrido, decresceu de 86% para 81%, a jornada reduzida teve uma marca negativa também, de 18% para 15%. Em relação às práticas das empresas quando funcionários têm filhos, 10% das melhores empresas oferecem licença maternidade acima de 120 dias exigidos pela lei. Para licença paternidade, o período exigido pela lei é de 5 dias, e 56% das empresas oferecem mais tempo do que isso.

Veja o ranking completo

Grandes empresas

  • Volkswagen Caminhões e Ônibus
  • Radix
  • Mag Seguros
  • Wilson Sons S.A.

Médias empresas

  • Capemisa Seguradora e Capemisa Capitalização
  • Visagio
  • Equinix Brasil
  • Serviço Social do Comércio – Sesc

Pequenas empresas

  • RealCloud Sistemas
  • Grupo Epicus Outlier
  • Jobin Investimentos
  • SuaTV

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp


Sair da versão mobile